domingo, 22 de janeiro de 2012

Entrevista com o presidente do ICCIC – João Batista, o Tita

NO ICCIS NÃO FORMAMOS SÓ PROFISSIONAIS, MAS CIDADÃOS!!!
Criado nos bairros Glória e Soteco onde fundamentou suas raízes profissionais, comunitárias e sociais o presidente do ICCIC – Instituto Capixaba de Cidadania e Inclusão Social, João Batista, o Tita é enfático quando afirma que é orgulhoso por sua infância! Tita morou em uma casa simples no bairro Soteco e afirma que sempre trabalhou para ajudar os pais e sente-se orgulhoso por ter feito frete na feira, vender picolés e sonho na Praia da Costa.
“Isso me tornou um homem de verdade, porque eu hoje poderia ser um usuário de drogas. Eu não conheci drogas porque sempre dedicado ao trabalho e a minha família.”
Em todos estes anos de trabalho, Tita conhecedor de todos os bairros do município de Vila Velha, e em momento de exultação afirma que se fosse contar a quantidade de amigos que acumulou em todos estes anos não contaria nos dedos.
“Ando de cabeça erguida por todo o município de Vila Velha porque tenho serviços prestados a minha comunidade, e sinto-me feliz por ter tantos amigos. De todos os que conheço hoje são pais de família e não sei de nenhum que tenha se envolvido com as drogas.”.
Tita iniciou sua vida voluntária no bairro Soteco em 1999 quando foi convidado para ser candidato a vice presidente da associação de moradores do Bairro. Com aceitação da maioria dos moradores eles venceram com mais de 700 votos e a outra chapa teve 380 votos.
Falando do projeto de inclusão social, O ICCIS João Batista, o Tita declara que a escolinha de futebol que o instituto desempenha é fundamental para o desenvolvimento do caráter dos meninos. Além de o instituto ter formado do ano 2006 ao ano de 2011 mais de 3.700 (três mil e setecentos) cidadãos com cursos de informática. Sendo que a média é de 350 pessoas formadas por ano com uma festa sempre para entrega de diplomas.
A conseqüência destas atitudes do ICCIS é formar uma sociedade forte. O instituto tem como primazia valorizar e transformar a formação do caráter da criança para quando se tonar homem for unido a família e a manutenção dela na criação de seus filhos futuros.
“Olha nosso trabalho aqui no ICCIS é prevenir e ajudar estes meninos contra as drogas,  isso esta destruindo as famílias. Você sabia que filho de traficante não usa drogas? Porque o pai não deixa, mas querem levar os filhos dos cidadãos para a dependência e por fim a morte”.
“Minha preocupação é não deixar que nossas crianças se percam nas drogas e na marginalidade por isso eles são orientados para estudar. Este trabalho que realizamos aqui é um trabalho de prevenção tirando as crianças das ruas”.
“Mas minha maior satisfação neste projeto é quando vou ao campo e todas as aquelas crianças sentam, ouvem nossos conselhos e saem dali com outra mentalidade. Uma vez eu chorei quando uma criança me pediu uma chuteira porque não tinha condição de comprar. Quando este menino que até hoje esta lá me abraçou agradecendo E disse que iria usar uma camisa por baixo do uniforme com o nome TIta, para quando fazer um gol mostrar a todos quem o ajudou. Dinheiro não paga isso, é uma alegria muito grande”.
Tita se emociona quando declara que os profissionais da área educação precisam ser mais valorizados. Porque eles são pais e mães destas crianças dentro da escola.
“Se valorizarmos o ser humano naturalmente resgatamos a sua alto estima. Nossa preocupação é transformar o homem, fazer da família uma instituição é por conseqüência a família a base da sociedade e a participação dos professores é fundamental para alcaçarmos esta meta”.
Se tivesse poder de mudar a sociedade Tita afirma que tornaria o poder publico com mais rapidez nas questões sociais.
Sou uma voz solitária, mas a sociedade esta sofrendo por conta disso, quando é para votar salário de deputados ou vereadores resolvem com 24 horas. Um cidadão quando precisa de algo do poder publico a situação é muito lenta, se eu pudesse mudar isso certamente faria sem medo”.
“Há dez anos o ICCIS era um sonho para prevenir as crianças contra as drogas, hoje todos que passaram por aqui ou permanecem e fazem parte desta realidade”.
Assista a entrevista do Presidente do ICCIS João Batista, o Tita.

Transformando jovens em homens

O presidente do ICCIS, João Batista, o Tita foi enfático ao declarar que esta escolinha vai além do ensino do futebol, pois o instituto esta preocupado em formar homens. Afirmou que hoje estão matriculadas cerca de 200 crianças em dois turnos e pela escolinha já passaram uma média de 3.000 alunos nestes 10 anos.
A matricula é realizada pelo pai no escritório do ICCIS, com documentos do menor, comprovante de residência, telefone de contato. A única exigência para que os meninos participem da escolinha do ICCIS é que estejam estudando.
“Nós acolhemos cada criança com muito carinho e com a preocupação do futuro deles, mas vamos, além disso, aqui é a extensão do lar de cada menino e participamos ativamente na formação do caráter deles ensinado que através do futebol que eles podem se transformar em grandes profissionais em qualquer área só precisam de disciplina, determinação e o fundamental se afastarem de drogas”.
“O maior objetivo do ICCIS é prevenir que estas crianças tornem-se usuários de drogas um dia, por isso dividimos esta responsabilidade com as famílias, quando os pais nos procuram para matriculá-las”.
Uma união que esta colhendo frutos

Elson Moraes, 43 anos, carinhosamente chamado de Nelsinho esta há 30 anos no futebol, há 15 anos trabalha na formação de crianças para o esporte.
Ex-atleta profissional deste esporte foi aconselhado a observar seus treinadores e preparadores físicos para aprender como se trabalha com jovens no futebol.
Nelsinho teve um problema na coluna e parou de jogar, mas tinha um sonho de ser treinador de futebol para crianças. Quando recebeu um convite do presidente do ICCIS o Tita para vir treinar as crianças imediatamente aceitou.
O Treinador confirma que a maior meta do ICCIS não é fazer profissionais, mas diminuir o numero de jovens que se envolvem com as drogas.
“Para mim é um grande orgulho trabalhar aqui no ICCIS, primeiro porque é a coisa que mais gosto de fazer e acima de tudo posso ajudar estas crianças mudarem de vida e não se envolverem nas drogas”.
Muitos dos meninos que iniciaram no projeto ICCIS hoje são jogadores profissionais e isso não tem preço quando lembro que começaram aqui conosco. Agora me lembro do Jonatan Goleiro esta no Madureira, RJ Caio esta no Curitiba, PR, Rômulo esta no fluminense, RJ, Gabriel no Atlético Mineiro, Willian no Juventus da Itália Gabriel no Vitória, Es Vinicius nos EUA um detalhe é importante todos são moradores de Boa Vista, Soteco.
Wilson Vanselle, 65 anos, esta no futebol a 45 anos e atua no ICCIS como auxiliar do treinador Nelsinho. “Meu grande prazer e ver estas crianças progredindo, quando elas crianças se aproximam de mim meu coração se enche de alegria porque posso ajudá-las em sua formação. O que o ICCIS esta fazendo nestes anos é muito lindo por isso eu comecei como voluntário”.

CURSO DE INFORMÁTICA GRATUITO A TODA A COMUNIDADE

O ICCIS – Instituto Capixaba de Cidadania e Inclusão Social vem proporcionando a sociedade dos bairros Soteco, Boa Vista, Cristóvão Colombo e adjacências a oportunidade de inclusão digital. O ICCIS oferece curso de informática totalmente gratuito para todas as idades. O curso tem o período de 3 meses com aulas de segunda a quinta-feira com uma hora e meia de aula por dia,  exceto nas sextas-feiras quando são realizadas a noite com duas horas de aulas. 
Segundo O presidente do ICCIS João Batista, o Tita pelo ICCIS já se formaram mais de 3.000 pessoas em 10 anos de atividades.
O presidente do ICCIS João Batista, o Tita na foto ao lado sempre dedicado ao Instituto, às crianças da escolinha de futebol e a escola de informática, declarou que é uma grande satisfação ver a comunidade vilavelhense da região que circuncida o instituto compreender o mundo digital.
“É fundamental para todos nesta evolução da informática saberem dominar um computador, seja como profissão ou no caso de muitos da terceira idade que usam em casa. No caso dos mais jovens é um investimento para o futuro em qualquer profissão que escolherem”. 
De aprendiz a professor
O ex-aluno do ICCIS Heider 19 anos, atualmente professor de informática do instituto afirmou que o instituto mudou sua vida profissional quando fez o curso de informática aos 14 anos na época nasceu dentro dele grande amor pela tecnologia e investiu em mais cursos na área.
“O ICCIS me deu uma oportunidade imensa quando eu era adolescente, lembro que eu não sabia quase nada e hoje sinto grande orgulho de ser instrutor no local onde aprendi informática".
“A cada dia sinto mais prazer quando vejo a formatura dos alunos, porque divido com eles a alegria na conclusão do curso. Lembro que um casal fez o curso por duas vezes conosco de tanto que gostaram”. 
“Muitos que fazem o curso aqui no ICCIS quando iniciam não sabem sequer ligar o computador, quando dominam a técnica se motivam e desejam aprender mais”.

NO ICCIS NÃO FORMAMOS SÓ PROFISSIONAIS MAS CIDADÃOS

O presidente do ICCIS - intuito o ICCIS – Instituto Capixaba de Cidadania e Inclusão Social, João Batista, o Tita esclareceu que o instituto esta fundamentado na qualificação e prevenção contra as drogas.
Precisamos nos unir e fazer um trabalho sério de prevenção às drogas. Nestes vários anos muitas famílias foram dizimadas devido a este mal. E somente com ações determinadas de toda a sociedade que conseguiremos prevenir que nossos filhos continuem reféns das drogas”.
“Esta união começa é dentro de casa, os pais precisam conversar abertamente com os filhos sobre este mal, outra participação fundamental é toda a rede educacional, deveria ser matéria curricular a prevenção contras as drogas”. Afirmou João Batista, o Tita.
O Bacharel em Teologia, PHD em filosofia da religião, Doutor em dependência química. Dr. José Francisco Veloso foi usuário de drogas dos 10 anos aos 20 anos de idade. Ex- jogador de futebol no Clube Atlético Mineiro foi expulso do clube em 1965 por ser viciado. Iniciou sua vida Cristã na Igreja Batista Lagoinha, depois de ingressar na Igreja ainda usou drogas por mais um ano, mas recebeu muito amor da denominação evangélica o que não o fez desistir. O pior momento de sua vida foi quando foi expulso de casa por sua família.
“Me disseram que eu escandalizei o nome da família, ai eu descobri que para alguns pais o mais importante é o nome da família e não o filho”
A partir daí tornou-se um ferrenho lutador contra as drogas.
A única arma contra o tráfico é a prevenção nas famílias, nas igrejas, nos colégios, nas faculdades onde for possível. Meu alvo é preparar multiplicadores contra as drogas, se você mata o mercado consumidor você acaba com o mercado vendedor, é a lei da procura e da oferta”.
 “A droga esta tão séria em nossa sociedade que outro dia fui fazer uma palestra para crianças. Uma delas de no Maximo sete anos foi direta e me perguntou? “Tio o senhor já teve crise de abstinência? Quando nós éramos desta idade esta palavra não fazia parte de nosso vocabulário, nós sabíamos o que era abstinência de drogas? O Trafico esta chegando até nossas crianças com extrema facilidade”.
“Se o crack não tem escrúpulos para abordar o seu filho porque os pais vão ter escrúpulos para falar com seu filhos sobre crack? É a única forma que temos para prevenir este malefício é jogar aberto para nossos jovens. Muitos pais e pastores não foram preparados para falar sobre isso não sabem responder e não tem coragem de responder o que o perigo que ronda nossas famílias”!  Finalizou o Pastor

A comunidade confirma o excelente trabalho desenvolvido pelo ICCIS nestes 10 anos

A comunidade confirma o excelente trabalho desenvolvido pelo ICCIS nestes 10 anos e concordam que muitos jovens que foram instruídos pelo instituto não seguiram o caminho das drogas. Temos a escolinha de futebol que atendemos 200 crianças, além do curso de informática que já capacitou mais de 3.000 pessoas, sendo que alguns deles são profissionais na área de computação.

Clara de Souza, 64 anos e o Sr.Adilson Guimarães, 71 anos.
“Não sabíamos nem ligar o computador, estamos muito satisfeitos o ensino é ótimo e o professor é muito atencioso. Agora conversamos com todos os parentes, antes para se comunicar era muito difícil”


Hélio Pinudo, pai de Jonatan goleiro que iniciou no ICCIS e atualmente joga no Madureira, RJ. 
“Sinto muito orgulho de meu filho, e o ICCIS me ajudou a criá-lo.O ICCIS deu a ele o que todo menino precisa para ser um atleta que é ser homem”.


Janio Alves ferreira e Maria Auxiliadora Alves Casal que frequentam a escola de informativa. 
“Estamos muitos satisfeitos com todos no instituto, começando do professor. Quando iniciamos não sabíamos nem ligar o computador e hoje conversamos com nossa filha que esta na Irlanda pelo Skype”.




Karen Oliveira de Araujo, 14 anos.
“Meu padrasto fez o curso aqui e me informou. Estou muito satisfeita porque eu tinha muitas manias de adolescentes na digitação como abreviaturas as palavras escritas no MSN. A informática é o futuro, a cada dia a tecnologia só evolui. O instituto esta me dando o primeiro passo profissional e eu quero ter uma profissão”.
Colaborador do ICCIS  policial federal aposentado Marcos Antonio Correa.
“O ICCIS Representa para mim um serviço social essencial que o governo deveria fazer e o instituto através da direção do Tita esta fazendo isso com grande maestria. Com meu conhecimento de 17 anos como policial posso colaborar com muito prazer. Olha o principal é ajudar a todos”.



Saulo de Tarso Silva, 40 anos e voluntário do ICCIS desde a fundação.
“Eu vi muitos meninos crescerem aqui no ICCIS, e fico muito feliz por vê-los fora do caminho drogas. Este instituto mudou para melhor as famílias aqui da região. O Tita sempre foi determinado e hoje vemos os frutos do trabalho que ele desenvolveu”.


Jonatan goleiro que atualmente joga no Madureira, RJ. Iniciou quando ainda era menino no ICCIS.
“Para mim o instituto foi tudo, aqui eu aprendi que posso sonhar e acima de tudo aprendi a não me envolver com coisas erradas. Hoje sou um jogador profissional e minha gratidão por tudo que no ICCIS me ensinou. Fico feliz por ser exemplo para os garotos que estão começando”.


Ex jogador profissional de futebol Bebeto Móveis. 
“Tenho uma admiração muito grande pelo trabalho que é desenvolvido no ICCIS na Direção do João Batista o Tita, ele passando para todas estas crianças caráter e  determinação. Ainda que não sejam um atletas profissionais na área que ele forem atuar terão base solida. E isso o ICCIS esta fazendo muito bem, isso me deixa muito feliz porque só esta somando para toda a comunidade”.

Jornal ICCIS - Leia em PDF