domingo, 22 de janeiro de 2012

Entrevista com o presidente do ICCIC – João Batista, o Tita

NO ICCIS NÃO FORMAMOS SÓ PROFISSIONAIS, MAS CIDADÃOS!!!
Criado nos bairros Glória e Soteco onde fundamentou suas raízes profissionais, comunitárias e sociais o presidente do ICCIC – Instituto Capixaba de Cidadania e Inclusão Social, João Batista, o Tita é enfático quando afirma que é orgulhoso por sua infância! Tita morou em uma casa simples no bairro Soteco e afirma que sempre trabalhou para ajudar os pais e sente-se orgulhoso por ter feito frete na feira, vender picolés e sonho na Praia da Costa.
“Isso me tornou um homem de verdade, porque eu hoje poderia ser um usuário de drogas. Eu não conheci drogas porque sempre dedicado ao trabalho e a minha família.”
Em todos estes anos de trabalho, Tita conhecedor de todos os bairros do município de Vila Velha, e em momento de exultação afirma que se fosse contar a quantidade de amigos que acumulou em todos estes anos não contaria nos dedos.
“Ando de cabeça erguida por todo o município de Vila Velha porque tenho serviços prestados a minha comunidade, e sinto-me feliz por ter tantos amigos. De todos os que conheço hoje são pais de família e não sei de nenhum que tenha se envolvido com as drogas.”.
Tita iniciou sua vida voluntária no bairro Soteco em 1999 quando foi convidado para ser candidato a vice presidente da associação de moradores do Bairro. Com aceitação da maioria dos moradores eles venceram com mais de 700 votos e a outra chapa teve 380 votos.
Falando do projeto de inclusão social, O ICCIS João Batista, o Tita declara que a escolinha de futebol que o instituto desempenha é fundamental para o desenvolvimento do caráter dos meninos. Além de o instituto ter formado do ano 2006 ao ano de 2011 mais de 3.700 (três mil e setecentos) cidadãos com cursos de informática. Sendo que a média é de 350 pessoas formadas por ano com uma festa sempre para entrega de diplomas.
A conseqüência destas atitudes do ICCIS é formar uma sociedade forte. O instituto tem como primazia valorizar e transformar a formação do caráter da criança para quando se tonar homem for unido a família e a manutenção dela na criação de seus filhos futuros.
“Olha nosso trabalho aqui no ICCIS é prevenir e ajudar estes meninos contra as drogas,  isso esta destruindo as famílias. Você sabia que filho de traficante não usa drogas? Porque o pai não deixa, mas querem levar os filhos dos cidadãos para a dependência e por fim a morte”.
“Minha preocupação é não deixar que nossas crianças se percam nas drogas e na marginalidade por isso eles são orientados para estudar. Este trabalho que realizamos aqui é um trabalho de prevenção tirando as crianças das ruas”.
“Mas minha maior satisfação neste projeto é quando vou ao campo e todas as aquelas crianças sentam, ouvem nossos conselhos e saem dali com outra mentalidade. Uma vez eu chorei quando uma criança me pediu uma chuteira porque não tinha condição de comprar. Quando este menino que até hoje esta lá me abraçou agradecendo E disse que iria usar uma camisa por baixo do uniforme com o nome TIta, para quando fazer um gol mostrar a todos quem o ajudou. Dinheiro não paga isso, é uma alegria muito grande”.
Tita se emociona quando declara que os profissionais da área educação precisam ser mais valorizados. Porque eles são pais e mães destas crianças dentro da escola.
“Se valorizarmos o ser humano naturalmente resgatamos a sua alto estima. Nossa preocupação é transformar o homem, fazer da família uma instituição é por conseqüência a família a base da sociedade e a participação dos professores é fundamental para alcaçarmos esta meta”.
Se tivesse poder de mudar a sociedade Tita afirma que tornaria o poder publico com mais rapidez nas questões sociais.
Sou uma voz solitária, mas a sociedade esta sofrendo por conta disso, quando é para votar salário de deputados ou vereadores resolvem com 24 horas. Um cidadão quando precisa de algo do poder publico a situação é muito lenta, se eu pudesse mudar isso certamente faria sem medo”.
“Há dez anos o ICCIS era um sonho para prevenir as crianças contra as drogas, hoje todos que passaram por aqui ou permanecem e fazem parte desta realidade”.
Assista a entrevista do Presidente do ICCIS João Batista, o Tita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal ICCIS - Leia em PDF